Páginas

sexta-feira, 23 de abril de 2010

QUALIDADES DE UM JOVEM CHAMADO DANIEL!




  • A educação de Daniel e outros jovens Hebreus na corte de Nabucodonosor.

    -Terceiro ano do rei Jeoaquim, Rei de Judá, foi sitiado pelo rei da Babilônia, Nabucodonosor. (DN 1.1)
    Nabucodonosor pegou todos os utensílios da casa de Deus e os levou para a terra de Sinar, e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus. (DN1.2)
    O ambiente moral da babilônia era totalmente pagão.
    - E disse (Chamou) o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que escolhessem alguns dos filhos de Israel (alguns rapazes) que fossem de linhagem real e dos nobres que não tivessem defeito algum, formosos de aparência, instruídos em toda a sabedoria, sábios em ciência, entendidos no conhecimento e que tivessem habilidade para viver no palácio do rei. (DN 1.3)
    - O rei os prometeu uma boa alimentação (a mesma do rei) e o mesmo vinho que ele bebia. Seriam criados por três anos para que no fim deles pudessem estar diante do rei. (DN1.5)
    -Os filhos de Judá escolhidos foram:

     Daniel (Deus é meu Juiz)
     Hananias (O Senhor é gracioso)
     Misael (Quem é igual a Deus?)
     Azarias (O Senhor ajuda)
    Novos Nomes
     Beltessazar (deus da babilônia)
     Sadraque (Servo de Àku/ deus lua)
     Mesaque (A sombra do príncipe)
     Abede-nego (Servo de nego)




    - Daniel colocou em seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia, pois tinha uma aliança com Deus e a comida do rei era oferecida a ídolos, deuses de Nabucodonosor. (DN 1.8)
    - Deus deu a Daniel misericórdia diante do chefe dos eunucos que permitia que Daniel não compartilhasse da mesa do rei. (DN 1.9)
    - O chefe dos eunucos manifestou a Daniel seu medo, pois sabia que o rei descobrindo mandaria matá-lo. (DN 1.10)
    Daniel ao ser levado para a babilônia não tinha mais a presença de seus pais para orientá-lo e a educação passada para esses jovens ia de contra com os princípios de Deus. Daniel estava sem sua família porem Deus estava com ele.
    Aqueles que resolvem permanecer fiéis a Deus, enfrentando a tentação, receberão forças para permanecerem firmes por amor ao Senhor. Por outro lado, aqueles que antes não tomam a decisão de permanecer fiéis a Deus e a sua palavra, terão dificuldades para resistir ao pecado ou evitar conformar-se com os caminhos do mundo. Se nós tivermos a fé Daniel e permanecermos firmes crendo no nosso Deus é certa a vitória e graça de Deus em nossas vidas!
    -Daniel desafiou o despenseiro durante dez dias. (DN. 1.12)
    -Daniel e seus três amigos ficaram mais gordos e com seus semblantes mais bonitos do que os que comeram o manjar do rei. ( DN 1.15)
    -E aos quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria; Mas a Daniel deu entendimento em toda visão e sonho.
    O Senhor nosso Deus tem compromisso com seus servos. Daniel ao desafiar o despenseiro, dizendo que eles ficariam mais formosos creu no Senhor nosso Deus e Deus honrou sua fé e lhes capacitou com beleza, sabedoria e inteligência. Jovem, quando nós tomamos a iniciativa de obedecer a palavra de Deus e por mais criticados que sejamos, contrariamos os costumes deste mundo para crer em nosso Deus, ele nos honra e nos exalta na igreja, na escola, na universidade, no trabalho ou onde você se encontrar. De inicio você será criticado e os amigos serão poucos, mas a vitória será maior e o mundo terá que admitir que o seu Deus é maravilhoso e você estava certo.

    - Nabucodonosor manda chamar os jovens. O rei falou com eles e entre todos eles não se encontrou jovens como os tais: Daniel, Hananias, Misael e Azarias, por isso permaneceram diante do rei. (DN 1.18-19)
    Jovens que tem compromisso com Deus fazem a diferença onde estiverem. Daniel, Hananias, Misael e Azarias eram diferentes, andavam, comiam e falavam de forma diferente e o rei notou que eles eram jovens especiais. Quando o crente se esforça para ser fiel a Deus em tudo, pode ficar certo de que Deus será com ele e lhe dará a ajuda e a graça necessária para que ele execute sua vontade.
    No final do exame, Daniel e seus amigos estavam saudáveis e confiantes diante do rei. Permaneceram fiéis ao Senhor e por sua demonstração de sabedoria e conhecimentos, testemunharam do poder do Deus de Israel.
    Adolescentes, jovens e irmãos está difícil permanecer fiel? Persevere porque Deus te capacita e a vitória é muito maior do que estão sendo as lutas. Logo, logo você vai ser apresentado diante do rei e todos reconheceram o seu valor e vão querer ser igual a você. Continue, insista e seja fiel. O Senhor teu Deus não te desamparou, ele vê a tua fidelidade. Quando chegar o final do tempo determinado você vai o ver agir em seu favor. Não ligue para as criticas e as “boas” ofertas que o mundo te oferece.
    Mentir é mais fácil? Desobedecer é mais fácil? Para o mundo! Que não tem a paz que você tem. O dia de se apresentar perante o rei está chegando. Permaneça firme!
    - Em toda matéria de sabedoria e de inteligência, sobre o que o rei lhes perguntava, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e astrólogos que haviam em todo seu reino. (DN 1.20)
    O Senhor Deus te fará mais sábio que os sábios deste mundo. E a diferença é que a tua sabedoria vem do Senhor e o mundo visualizará em você a maravilhosa gloria de Deus.
    Seja diferente!

    Amém!


    Fique atento o próximo texto possui como tema:
    PARA MOÇAS DE CORAGEM!
    (Atualização semanal / toda a quarta-feira)

Deixa Deus te usar!!!!

Muitas vezes nós nos encontramos na casa de Deus, nascemos no evangelho e talvez por não termos experimentado da vida sem Cristo Jesus não damos o valor suficiente para magnitude de sermos chamados filhos e servos de Deus. E por isso trago a este blog como uma das primeiras mensagens o despertamento. Nós somos povo escolhido e o senhor Deus não nos chamou em vão. Na palavra de Deus o senhor mostra um carinho e deposita uma enorme confiança no jovem. O senhor deixa isso bem claro em 1Jo 2.13 quando diz que o jovem já venceu o maligno. A palavra do senhor diz que o jovem é forte e deixa explícito que não devemos perder tempo, pois ao passar a juventude chegarão dias que não teremos mais a força pra realizar nossos sonhos e a obra de Deus (Ec 12). Então por isso a partir de hoje peço que você reflita sobre o que você está fazendo da sua juventude em prol disto. Podemos ser felizes neste mundo mesmo não pertencendo a ele? Dá pra conciliar nossos sonhos ao “Ide” de Jesus? E os nossos sonhos são os sonhos de Deus para nós? O que devemos fazer para sermos jovens vencedores? Esses são os diversos temas que abordaremos neste blog entre os estudos que nos proporcionaram crescimento espiritual e conhecimento da palavra.
“A palavra do senhor jamais volta vazia” essa frase não é da autora kelly e sim da palavra de Deus e por isso creio que o senhor acrescentará muitas bênçãos sobre cada leitor deste blog. E desde já peço que ore por nós e nos ajude a divulgar o evangelho através da internet propagando este blog a seus amigos e deixando seus comentários.