Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

“CONTRA JACÓ NÃO VALE ENCANTAMENTO NEM ADIVINHAÇÃO CONTRA ISRAEL”



Texto Bíblico: Nm Caps 22,23, 24 e 25; 2 Pe 2.14-16
Introdução: A Bíblia afirma que rebelião é feitiçaria. Neste estudo estaremos aprendendo como a feitiçaria pode agir na vida de um crente desobediente e rebelde, através da história de Balaão. Não conseguindo amaldiçoar o povo de Deus ele resolveu, usando a desobediência dos israelitas às ordens do Senhor, semear a rebelião e contenda através da prostituição e culto aos ídolos.
1. UMA MALDIÇÃO NEGADA

a) Durante a jornada no deserto, o povo de Deus se acampou nas planícies de Moabe. Eles vinham de uma grande vitória: haviam atacado e vencido Basã e haviam, também, destruídos os amorreus quando estes se recusaram a lhes deixar passar pelo seu território. Quando os israelitas se acamparam nas planícies de Moabe, Balaque e o povo que ele liderava (moabitas e midianitas) ficaram aterrorizados. O Senhor tinha prometido isto aos filhos de Israel: “Enviarei o meu terror adiante de ti, pondo em confusão todo o povo cuja terra entrares”, Ex 23.27. Eles sabiam que os israelitas haviam conquistado todas as nações que se lhes opuseram e destruído totalmente a nação mais poderosa da época, o Egito.
b)O rei Balaque enviou embaixadores ao profeta Balaão pedindo ajuda. Ele era conhecido por ser um homem de visões e revelações espirituais. O rei sabia que as profecias de Balaque se cumpriam. Se ele abençoasse, eles seriam abençoados; se ele amaldiçoasse, seriam amaldiçoados. A princípio Balaão consultou ao Senhor se devia ou não amaldiçoar o povo “que havia saído do Egito”. Uma ordem clara foi dada pelo próprio Deus ao profeta proibindo-o de ir com a comitiva de Balaque e de amaldiçoar Israel “porque era um povo abençoado”, Nm 22.8-12.
c)Mas após ter recebido dois grupos de embaixadores vindos de Balaque, Balaão de novo consultou ao Senhor que, desta vez, o permitiu acompanhar a comitiva com a condição de só falar o que Deus lhe dissesse. A oferta do Rei de honra e dinheiro era tentadora e o convenceu a ir com eles.
d)No meio do Caminho, no entanto, irou-se o Senhor contra ele por ele ter aceitado o convite. Não devemos insistir com Deus para que mude Sua decisão. As conseqüências podem ser desastrosas. Na verdade, Balaão tornou a falar com Deus por causa do dinheiro e da honra que o rei Balaque havia prometido a ele. Ele não queria fazer a vontade de Deus; a insistência acontecia por causa da ganância
e)O episódio envolvendo a jumenta é muito interessante. O animal viu o Anjo do Senhor com a espada desembainhada e tentou desviar diversas vezes do caminho por causa disso. A cada desvio , no entanto, o profeta espancava a jumenta. Ironicamente o Senhor fez com que a jumenta falasse contestando os maus tratos sofridos. Cego pela ganância só então Balaão viu que a jumenta se desviava do Anjo do Senhor com a espada desembainhada. Mais uma vez Deus o advertiu quando aos perigos da sua jornada desobediente, porque o próprio Deus se colocou como adversário do profeta justificando isto pelo de fato de “o teu caminho é perverso diante de mim”, Nm 22.32.
f)Arrependido Balaão desejou voltar, mas Deus já havia decidido usar o profeta mercenário e desobediente para abençoar o seu povo. O profeta esperava que Deus fizesse alguma coisa para impedi-lo, mas o Senhor já sabia qual seria o caminho de Balaão e não se importava mais com o seu destino. Quantas pessoas agem de acordo com seus desejos na esperança que Deus os impeça de fazer algo e quando isto não acontece se perguntam: “mas por que Deus me deixou fazer isso?”
g)Quando Balaão abriu a boca para amaldiçoar Israel, Deus mudou suas palavras e ao invés disso, palavras de bênção saíram de sua boca. Na primeira vez que abriu a boca, Balaão se perguntou se alguém poderia amaldiçoar o que Deus abençoou”. Na segunda vez que tentou amaldiçoar o povo de Deus, Balão não só abençoou como declarou uma profunda verdade: “contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel”.
2. SEDUÇÃO E DESOBEDIÊNCIA

a)Balaão sabia que era impossível amaldiçoar os israelitas. Não havia nada que fizesse com que a maldição pegasse. Israel era um povo abençoado por Deus. Balaão tinha um problema sério: era ganancioso e queria a recompensa prometida, que era muita riqueza e honra. Para evitar perder tudo aquilo ele, sordidamente, compartilhou outro plano de ataque com o rei Balaque. Embora ele soubesse que não poderia amaldiçoar os israelitas, ele sabia como poderia fazer com que eles trouxessem sobre si mesmos esta maldição através da desobediência.
b)Com este entendimento da relação espiritual entre rebelião e feitiçaria, Balaão sugeriu ao rei que mandasse mulheres moabitas para que elas se infiltrassem no acampamento de Israel. Ele fez com que elas levassem ídolos e induzissem os homens de Israel para que tivessem relações sexuais com elas, e assim se rebelassem contra os estatutos de Deus. Ele sabia que a rebelião traria sobre eles uma maldição de feitiçaria.
c)Sabemos que isto aconteceu porque Moisés e Jesus fizeram menção do fato, Nm 31.16; Ap 2.14. Não conseguindo amaldiçoá-los, conseguiu fazer com que se prostituíssem e comessem comidas sacrificadas a ídolos. Juntando-se Israel a Baal-Peor, a ira do Senhor se acendeu contra eles. Como resultado, uma praga severa atingiu e dominou o povo de Israel.
d)A desobediência fez com que esta nação, que não podia ser amaldiçoada ficasse sob a maldição de uma praga: “os que morreram da praga foram vinte e quatro mil”, Nm 25.9. Esta foi a pior experiência de perda de vidas que Israel viveu no deserto e tudo como resultado da desobediência do povo. Desobediência radical abre portas para pragas radicais. A rebelião era flagrante. Na verdade, a situação chegou a tal ponto que um israelita trouxe a seus irmãos uma mulher midianita perante os olhos de Moisés e da inteira congregação de Israel enquanto eles choravam diante do Senhor. Um dos homens tementes a Deus tomou da espada, matou o casal e somente assim a praga cessou.
e)O que fez cessar a praga? A obediência radical, Nm 25.7-8. Deixe-me lembrar a você que Deus não é o autor das pragas e das doenças. O povo de Israel rebelou-se grandemente e violou a autoridade de Deus. Portanto, a proteção e a cobertura de Deus foram retiradas e o inimigo teve acesso legal com a permissão de Deus. A rebelião e a feitiçaria abrem portas para as ações de demônios. Israel escapou de um opressor e das maldições de um falso profeta, mas foi derrotado por sua própria desobediência à autoridade de Deus.
f)Temos visto no Velho Testamento exemplos de rebelião e feitiçaria. Mas no Novo Testamento o apóstolo Paulo escreve aos gálatas e os adverte contra a feitiçaria (a Versão Almeida e Atualizada não usa o termo enfeitiçou, mas a expressão “vos fascinou”) Mas a perversão do Evangelho que acontecia na Igreja da Galácia é chamada de anátema, ou seja, de maldição, Gl 1.6-9; Gl 3.1 Paulo estava dizendo que se a Igreja continuasse a abraçar um evangelho deturpado ela corria o risco de estar em rebelião portando sob a ação da feitiçaria que é rebelião. Nenhuma maldição pode ser lançada contra os obedientes, mas a desobediência abre portas para as ações malignas.
g)O feitiço envolve a desobediência à Palavra de Deus e não os encantamentos e magias que bruxos e esotéricos fazem hoje. A rebelião é feitiçaria. A Igreja da Galácia estava sob maldição por causa da desobediência. Isto acontece quando não obedecemos ao que Deus nos deixa claro como ordem ou mandamento, não quando desobedecemos algo que não nos foi revelado ou ensinado. Isto fica claro quando Paulo afirma que Jesus Cristo fora revelado aos gálatas como crucificado.
3. OS PROBLEMAS GERADOS PELA DESOBEDIÊNCIA HOJE

a)Há muitas pessoas desobedientes (inclusive muitos pastores e obreiros) vivendo sob rebelião nas igrejas, famílias e nos seus relacionamentos. Há outras, ainda, que freqüentam igrejas, mas que, por uma razão ou outra, vivem quase que em constante estado de desobediência, A maioria não consegue perceber quão terrível isto é, porque estão anestesiados por um ensino errado que os enfeitiçou e que diminui a importância da obediência como doutrina bíblica. Sem obediência não existe fé. Uma crise segue outra em suas vidas, sempre existe um problema ou pecado sobre o qual elas simplesmente não conseguem obter vitória. Cada nova situação parece progressivamente pior. Estes problemas consomem seu tempo, energia e vida. A desobediência as fez vulneráveis. Estas pessoas frustradas freneticamente procuram alguém para culpar. Culpam os pastores, os pais, chefes, cônjuges, filhos, governo ou qualquer pessoa que não concorde com o seu proceder, com suas arrogantes pretensões. Essas pessoas contaminam os incautos. Vivem momentos de euforia, mas não experimentam a paz de Deus no coração.
b)Duas ações acontecem na vida dos desobedientes, A primeira é a ação do espírito de engano. As trevas cobrem o coração porque eles falharam em obedecer a Palavra de Deus. A segunda ação é a armadilha preparada por demônios que controlam a pessoa. Paulo instruiu acerca daqueles que se diziam cristãos, mas estavam em rebelião. Vejamos 2 Tm 2.25-26. O problema é que pessoas que estão cativas e enganadas culpam a outros para poder se esconder de sua própria desobediência e ao fazerem isso ficam cegos para a verdade. Deus os entrega à própria sorte.
Conclusão: Graças a Deus por Sua Palavra. Sua luz expõe o engano e discerne os pensamentos das intenções do coração dos homens. Infelizmente quando é afligida por causa da desobediência, a maioria das pessoas se recusa a aprender, elas continuam no deserto da desobediência culpando a todos ao invés de aprender com os erros dos seus caminhos. Que a história de Balaão seja um exemplo para todos os líderes e profetas da Igreja Betel, para que sejamos sempre obedientes a Deus e prontos para fazermos a Sua Vontade.

Retirado do Site : IGREJA EVANGÉLICA BETEL Pr Dionildo Dantas, Th D dionildodantas@terra.com.br



Auto Biografia

Serva do Deus altissimo. Que tem a vida como uma etapa passageira pra cumprimos o ide de Jesus e realizarmos nossos sonhos tentando fazer o máximo de nós! Estudante de Direito, estudante de Teologia, estagiaria a pregadora do evangelho e componente do grupo de mocidade da congregação Paulo Fonteles da Assembléia de Deus do Campo de Belém do Pará.
Uma garota muitissimo teimosa, que tem por nome Kelly que por mais ridículo que pareça significa sim Donzela Guerreira..rsrs, menina dos olhos de Deus, princesa e serva do Deus altíssimo que acredita ser tudo aquilo que a bíblia diz que ela pode ser de melhor, acredita que onde ela toca prosperará, também muito insistente e que acredita que pode mudar e fazer tudo aquilo que as pessoas acreditam que ela não consegue, e quando não consegue é porque sabe que Deus tem sempre o melhor guardado pro amanhã. Descobriu que quando ama ela vai além das nuvens e tenta fazer o impossível se tornar possível, demora a desistir, mais quando decidi esquecer ela não só passa uma borracha, ela arranca a pagina sem deixar aqueles pedacinhos de caderno costurado e nem ao menos cicatrizes como arranhões. Aprendeu que o amor vence tudo e que quando não vence simplesmente é porque nunca foi amor. E que não importa quantos sonhos o homem possa querer, se este homem entregou a sua vida a Deus e busca obedecê-lo ele cuida e o livra de tudo que seus sonhos possam lhe fazer de mal. Muita AREIA e agora muitíssimo ÓLEO guardados somente para os melhores sonhos e promessas de Deus. Cheia de falhas como todo mundo mais que nunca desiste de tentar corrigi-las. Adora salto alto, chocolate e seus amigos e agora microfones...rsrs..odeia falsidade, ingratidão e covardia. Corajosa e muito, mais muito sonhadora, dificilmente desce do salto alto. Finalizando, ela acredita que o importante NÃO é quem a pessoa é ou foi, mais quem essa pessoa quer ser hoje e amanhã e com base nisso posso dizer quem eu busco e vou ser:
• Primeiro a minha personagem favorita: Ester, ousada e corajosa, além disso, ela era extremamente bela e inteligente (meu alvo principal..rsr..)
• Dedicar-me a obra de Deus como fez Ana
• Estar à frente do próprio tempo como Débora, juíza, ocupava cargo político com excelência.
• A esposa perfeita como fez Sara..
• Quero ser a melhor líder como foi Josué..
• Abrir mão de tudo por Deus e ser fiel como foi Rute...
• Quero ter as promessas de Abraão
• A insistência de Jacó
• A confiança e fé de Noé
• A sabedoria de Salomão
• Ver Deus me mostrar que é ele quem faz como fez com Gideão
• Receber de Deus a força de sansão
• Ter uma vida de oração como a de Daniel
• Humilde e determinada como foi Elias
• Ser sonhadora e ver os sonhos de Deus se cumprirem como fez com José
• E claro, a minhas histórias favoritas, poderia escrever um livro, mais relatando o que mais me chama a atenção em suas histórias: quero ser forte para resistir ao pecado, comer legumes, ser admirada pelo rei e derrubar todos os gigantes que aparecerem no meu caminho com a determinação e confiança em Deus como fizeram Daniel e Davi!
Meu objetivo é divulgar o evangelho do nosso senhor Jesus Cristo através de todos os meios possíveis e fazer você entender o que Deus tem pra tua vida Jovem! A maravilha que ele tem pra você é única e é sua! Desperte e não a desperdice!